quarta-feira, 20 de abril de 2016

Programação

Entramos agora para uma nova unidade, a unidade 4, unidade em que vamos aprender conceitos de programação entre outras coisas.

O que é a Programação Informática?


Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. Este é o processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. Este código indicará ao programa informático o que tem de fazer e de que forma.


Linguagens de programação


Geralmente, programa é escrito em uma linguagem de programação (natural), no entanto, também podem ser escritos diretamente em linguagem de máquina (formal). Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens e diferentes linguagens de programação funcionam de diferentes modos. Por esse motivo, os programadores podem criar programas muito diferentes para diferentes linguagens. Teoricamente, a maioria das linguagens possa ser usada para criar qualquer programa.

Linguagem de alto nível- é a linguagem falada ou escrita. As linguagens naturais são passíveis de várias interpretações e sofrem transformações naturais ao longo do tempo.


Linguagem de baixo nivelas linguagens formais são previamente projetadas para determinados fins, é delineada de modo a evitar equívocos na utilização dos termos.
                          Ex: linguagem binária e linguagem Assembly.



 Algoritmo vs Programa


Um algoritmo é diferente de um programa de computador!

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e objectivas, onde cada uma pode ser executada mecanicamente num período de tempo e com uma quantidade de esforço finitos. Um algoritmo pode repetir passos ou necessitar de decisões até que a tarefa seja executada na sua totalidade.
Um programa de computador é uma formalização do algoritmo em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador, gerando assim os resultados pretendidos, ou seja, é uma colecção de instruções que descrevem uma determinada tarefa que o computador deve realizar.









Ada Lovelace

Ada Lovelace

Ada Lovelace é reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história.
Augusta Ada King, nascida em 1815, mais conhecida como Condessa de Lovelace ajudou o colega, Charles Baggage, no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo, além de ser responsável pelo algoritmo que poderia ser usado para calcular funções matemáticas. O trabalho de Ada Lovelace permitiria que a máquina calculasse os números de Bernouilli.

Entre 1842 e 1843, ela criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, que foram republicadas mais de cem anos depois. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador e as anotações da condessa como o primeiro algoritmo especificamente criado para ser implementado em um computador.

 A máquina que ela ajudou a criar não foi construída durante o tempo de vida da condessa. No entanto, em 1982, uma linguagem de programação estruturada ganhou o nome “Ada” como referência a uma das personagens mais representativas da história da tecnologia.
 O dia que celebra o seu legado é celebrado anualmente na segunda terça-feira de outubro. O “Ada Lovelace Day” tem como objetivo lembrar os feitos do sexo feminino nas ciências, tecnologia, engenharia e matemática, assim como encorajar que mais mulheres sigam este caminho.
Máquina de Charles Babbage recebeu o primeiro algoritmo da história, escrito por Ada










 Webgrafia:
  • http://gabihbia1415.blogspot.pt/2015/04/algoritmo-vs-programa.html
  • http://olhardigital.uol.com.br/noticia/conheca-ada-lovelace-a-1-programadora-da-historia/40718
  • http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-linguagens-de-programacao/
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_de_computadores

Sem comentários:

Enviar um comentário