Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores, estas são representadas por modelos que têm em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. O objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto.
Na aula abordámos os seguintes modelos:
-Modelo CMYK
-Modelo HSV
-Modelo YUV
Antes de falar nestes modelos, é necessário abordar alguns conceitos, tais como: pixel, resolução, profundidade de cor e tamanho do ficheiro.
-Pixel
Um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
- Resolução de imagem
Resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta.Resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem.
- Profundidade de cor
Profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.
- Tamanho do ficheiro
O tamanho digital da imagem é medido em kilobytes (kB), megabytes (MB) ou gigabytes (GB)
e é proporcional à dimensões dos pixels.
As imagens com um maior número de pixels podem produzir um maior detalhe num dado
tamanho de impressão, mas requerem maior espaço em disco para serem gravadas e são mais lentas
na edição e impressão.
Um fator que afeta o tamanho do ficheiro é o seu formato. De acordo com os diferentes
métodos de compressão, os tamanhos das imagens variam para a mesma dimensão dos pixels, caso
se tratem de imagens GIF, JPG, JPEG ou PNG.
O tamanho do ficheiro de uma imagem depende ainda da profundidade de cor e dos
número de camadas e canais da imagem.
Utilizando o botão direito do rato e selecionando a opção "Propriedades" obtemos todas as informações acerca da imagem!
Modelo RGB
RGB é a sigla do sistema de cores aditivas formado pelas cores Vermelho, Verde e Azul, em inglês, Red, Green e Blue, respetivamente.
O sistema de cores luminosas RGB (também designado por cor-luz) é usado nos objetos que emitem luz como, por exemplo, os monitores de computador e televisão, as câmaras digitais, o scanner, entre outros.
As cores são obtidas através das misturas das três cores primárias, em quantidades determinadas. Cada uma das cores obtidas estão enquadradas numa escala que varia de 0 a 255. Quando a mistura das três cores está no valor mínimo (0, 0, 0), o resultado é a cor preta. Quanto está no máximo (255, 255, 255), resulta na cor branca.
A variação entre valores mínimos corresponde a tons escuros e entre os valores máximos, os tons são mais intensos, mais claros.
Modelo CMYK
CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
Modelo HSV
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value). A tonalidade é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (ex: amarelo, laranja, verde, etc.) que se exprime num valor angular entre 0º e 360º.
A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura) e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca.
O valor traduz a luminosidade (luz refletida) ou o brilho (luz emitida) de uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Por outras palavras, esta grandeza indica a quantidade de preto e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.
Em suma, a tonalidade e a saturação são elementos de crominância e a luminosidade e o brilho são elementos da luminância.
Modelo YUV
A visão humana é mais sensível às mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância) e este modelo tem em conta esta propriedade.O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão.
Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.
O modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. O modelo YUV é também adequado para sinais de vídeo. Este modelo permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.
Uma conexão YUV baseia-se habitualmente na utilização de três cabos RCA de cor verde, azul e vermelha:
Webgrafia:
http://teoriadacor-modeloyuv.blogspot.pt/
https://pt.wikipedia.org/wiki/HSV
https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
http://www.significados.com.br/rgb/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel
https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o_de_imagem
Sem comentários:
Enviar um comentário