segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ergonomia

Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia ou fatores humanos, designam o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas.



O conceito de Ergonomia também se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.

 
  



Dois temas cruciais no âmbito da ergonomia são a segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais.A ergonomia também determina horários de trabalho, assim como a sua nacionalização, e contempla tudo através de uma perspectiva humanitária da empresa e das relações que se estabelecem nela.










Algumas regras fundamentais de ergonomia

- Estar a uma distância não inferior a 50cm e não superior a 1m do monitor
- É recomendável que a cabeça não esteja a mais de 35º para a esquerda/direita e não mais de 15º, 20º para cima ou para baixo.
- Evitar ter os pulsos tortos ao usar o teclado ou o rato.
- Manter os acessórios e elementos para o trabalho a uma distância de fácil acesso.
- Manter a cadeira a uma altura ideal, de modo que nos permita trabalhar confortavelmente
- Manter sempre os pés bem apoiados nos apoios da cadeira para evitar desconforto atrás dos joelhos e não causar diminuição da circulação sanguínea.
















Webgrafia:

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia
  • http://www.significados.com.br/ergonomia/




Sem comentários:

Enviar um comentário